E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar. (Clarice Lispector)
31/12/2010
Considerações Finais
CONQUISTEI amigos que não imaginava ter em minha vida e que se tornariam tão importantes. PRESERVEI os antigos e firmei um laço de família com eles.
Por falar em FAMÍLIA, tive a honra de ter pessoas que se tornaram irmãos, irmãs.. pais. Que cuidaram, aconselharam, me protegeram... e como toda família que se preze quer o bem profissional dos seus... graças a eles eu REALIZEI.
Realizei sonhos de pequena... sonhos de gente grande. Hoje tenho prazer em falar que trabalho com o que eu gosto, com que eu gosto. Experimentando algo novo e aprendendo a cada dia.
Não é novidade pra ninguém que DANÇAR é meu ponto de equilibrio. E não falar dele seria um engano. E em 2010, eu CONHECI pessoas que me deram o privilégio de me expressar de diferentes maneiras. Isso me tomou por inteira, consumiu meus pensamentos, meu corpo... meu interesse foi ganhando tamanha proporção e intensidade, que me envolvi com diferentes pessoas, em diferentes LUGARES, só pra que eu pudesse ENTENDER o que tava acontecendo, o que eu tava fazendo. 'Deu no que deu'... to encantada e apaixonada por isso... então resolvi uni-la a minha dança, que me fez amar cada vez mais, cada passo da minha dança!
Eu não posso e nem devo deixar de falar sobre o HIP HOP... Ahhh, nunca estive tão próxima dele como neste ano. Percebo cada vez mais a importância da palavra SER DO HIP HOP. Amar a cultura de verdade é lutar por ela, não precisa ter propriedade em todas, mas ao menos conhce-la, conhecer quem tbm corre por ela, ir em cada canto e ficar perto dela. Eu agradeço ao HIP HOP por tudo, pois ele me proporcionou os melhores momentos da minha vida, me ensinou a ser melhor, me ensinou a ser humana, me ensinou a ter orgulho de mim, orgulho da minha raíz, da minha essência, me ensinou a RESISTIR de qualquer má influencia, de qualquer tendência... ensinou a ter ORGULHO da minha exstência... da minha NEGRA existência.
E os AMORES?... Ahhh, os amores... esses sempre me bagunçaram. Porém, sempre me ensinaram. Passaram na minha vida e deixaram histórias, momentos... e aqueles pontos de desequilibrio emocional, a gente deixa quieto, afinal braza tbm queima. E to legal assim... Mas eu agradeço pelas expressões verdadeiras de sentimento, pelas palavras e risos... Ahhhhhh nunca ri tão gostoso... CONFESSO.
Agradeço a minha mãe e ao meu pai (isso mesmo, meu pai) que fizeram presença sempre... mesmo brigando, me arrancaram tantos sorrisos e me fizeram tão bem!
Se tivesse que definir em poucas palavras este ano... seria O NOVO DA CONQUISTA. Isso mesmo... O Novo por tudo de novo que me aconteceu, por todos os novos que eu conheci, vivi... e por todas as CONQUISTAS que tive.
Que venha 2011 mais lindo, mais feliz, mais forte, mais amado, generoso, lutador e conquistador. Mais dançante. Eu to pronta pra trilhar meu CAMINHO.
Venha comigo se quiser... é só não pisar no meu calo, que eu to contigo pro que vier ;)
Obrigado à todos que passaram na minha vida este ano.
Feliz 2011 o/
...Luz...
05/10/2010
Rival vs Rival 2010
A ação proporcionou a integração entre diversas regiões do país - Acre, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e outros- além de participações internacionais da Rússia e Espanha, totalizando 720 pessoas.
No Rival vs Rival ocorreram “batalhas shows”, isto é, cada participante mostra sua dança, sem jurados. Houve também duas competições em dois ambientes: no primeiro ambiente onde o B.Boy Denis, de Francisco Morato levou o primeiro lugar, já outra no segundo ambiente que Tito - Aliados Force Crew de São José dos Campos se destacou e chegou ao título - “Campeão Rival vs Rival 2010”.
Todos os elementos da cultura Hip-Hop foram representados: Com o Criolo Doido organizando a Rinha dos MCs - Competições entre MCs- o público foi ao delírio com rimas geniais e engraçadas, também esteve presente o grupo de rap Parágrafo’s; Com o Graffiti foi construído um mural, em parceria com a UNIFESP, e está em processo de continuidade com artistas da comunidade; Com o DJ Dan-Dan e Muphy-Jay, pode-se ouvir Rap Underground e Break-Beat; e o Breaking presente no campeonato e rodas livres.
Durante o evento além do trabalho da atividade de Breaking, o público também teve contato com outras ações da RCBF. Como o projeto de Geração de Renda - Arte Brasil, a partir de uma Exposição e vendas de Biojóias. O grupo Nutri-Ação que visa uma reeducação alimentar, também participou no evento com a Cantina “Tropical Beija-Flor”. Com seu ritmo envolvente a Percussão Beija-Flor, tocou músicas ao vivo, somando-se ao Hip-Hop Brasileiro. O grupo de Comunicação, Olhar Social fez a cobertura do evento. Toda a equipe RCBF estava envolvida.
Enfim, o Rival vs Rival foi um evento que levou jovens, crianças e adultos a um ambiente saudável, potencializando a arte, a cultura e a integração social.
Texto: Isabelli Gonçalves
Fotos: Roger Cipó
23/09/2010
Confraternização + Dança + Educação = Confraternização AfroBreak
Aconteceu no dia 1º de Maio, a terceira edição da Confraternização AfroBreak. O evento reuniu aproximadamente 340 b.boys e b.girls de vários municípios da grande São Paulo, homens, mulheres, meninos e meninas de todas as idades, puderam vivenciar as múltiplas linguagens abordadas pelo grupo Afrobreak e convidad@s, alem do prestígio de assistir emocionantes rachas, onde dançarinos não se confrontavam, mas confraternizavam num ambiente totalmente saudável e educativo.
Para a organização do evento, a data (1º de Maio), foi escolhida para dar ênfase ao tema e trazer para este público a importância e o valor deste marco que é o dia do trabalhador.
Ícones, como o DJ DanDan e a Mc Tiely, abordaram temas diversos desde os conceitos do hip-hop ativista às influencias das cultura africana e brasileira dentro do Breaking. A roda de capoeira veio para engrandecer o evento, mostrando e abrindo em debate as influências da luta-dança nos movimentos urbanos, alinhados com a história e criação do breaking nos Estados Unidos.
Mais que um evento de dança, a Confraternização AfroBreak, traz ao público sentimentos positivos onde respeito, união e irmandade, são bem mais importantes que movimentos e passos sincronizados. Aqui pessoas de todas as idades, credos e segmentos culturais podem expressar suas opiniões e dialogar em torno de uma mesa farta não só de pratos saudáveis, mas também de experiências de vida e de muito conhecimento.
Por Roger Cipó
05/07/2010
Sobre os ingressos
1. Os ingressos antecipados podem ser pedidos até 1h da antes do evento
2. Quando fizer o pedido encaminhe junto ao nome, o numero de seu RG para o email: beijaflor-carfbrasil@uol.com.br
3. Ao e-mail enviado, a organização retornará por e-mail, um numero de identificação para o dia do evento..
4. Quem fizer o pedido antecipado tem entre as 10 Hs ate as 13hs para retira-lo
5. Caso seja uma caravana, informe a quantidade, nome e RG do responsável...Só ele poderá responder pela vaga...
6. Para quem não fizer seu pedido antecipado, no dia do evento os mesmos estarão a venda a partir das 9Hs.
AfroBreak Crew / Rede Cultural Beija-Flor
18/06/2010
Rival vs Rival 2010
Infelizmente não podemos selecionar a todos e independente do resultado da seleção, gostariamos de dizer que olhamos todos os videos, porém o numero de vagas é limitado.
Todos vocês têm sua capacidade, talento e valor, o grupo AfroBreak agradece desde já a todos que fazem este evento ser o que é!!
"Rival vs Rival... ser rival dos seus próprios preconceitos... dos seus limites... de você mesmo... "
Sobre critério de seleção:
- Contato realizado com a crew pela comunida e/ou outras vias online.
- Foi realizada um debate e votação dentro os integrantes da crew, considerando pessoas que nunca haviam participado antes ou participaram poucas vezes do evento.
- Foi visto o perfil dos competidores no racha show e seus adversarios.
- Valorização das adversidades e generos (homem, mulher, criança, negro, branco e etc.), equilibrando os estilos (Brooklin Style, Power Move, Tricks e etc.)
*Para aqueles que não foram selecionados ou não mandaram video, damos a oportunidade de participar do "Seven to smoke", que será realizado no 1° ambiente, a partir das 10h da manha.
As inscrições serão feitas na hora, para os primeiros inscritos, será cobrada uma taxa de $ 5 reais, servindo este como premiação para o primeiro colocado, mais o certificado!
Informamos que, somente poderá participar um representante por crew.
Competidores:
1. Tito - Aliados Force Crew - São José dos Campos
2. Indio - Lokomotion - Belo Horizonte
3. Lil Wot - Manaus
4. Rodstyle - Feeling Crew - SP
5. Vitri - Carapicuiba - SP
6. Fer - B.girls Art'culando - Curitiba
7. Thaisinha - Nossa Crew - São Bernado
8. Rafa - Stil Contact - Curitiba
9. Luka - Biohazard
10. Brunão - Instrusos Crew - Indaiatuba
11. Amador - Daft Crazy - São Bernado do Campo
12. Pablo - Crewest - Francisco Morato
13. Bispo - Street Breakers - SP
14. Sampa Master (à decidir o representante entre eles)
15. Gang Style (à decidir o representante entre eles)
16. Street Son (à decidir o representante entre eles)
ATENÇÃO
- Não irão pagar entrada
- Chegar até as 13h no local do evento
- A taxa de inscrição ($ 15 rais) será paga na hora
- Na chegada procurar integrantes do AfroBreak (Zoio e Loko)
2. Lino - Killa Rockers vs João - Lokomotion
3. Noturno - Style Show vs Nicolau - Fox Crew Breakers
4. Andressa vs Guida - Floor Riders
5. Punk - Manaus vs Pivete - The King Crew
6. Roxo Nativos Crew vs Goke - Eletrons Underground
7. Denis - Crewest vs Gugu - The Diamond Breakers
8. Flare-Boy - Revoluçao kannybals vs Romario Fusion Break
9. Sorriso vs Deimison
10. Vitinho Bocaina Breakers vs Soneca - Style Crew (Kids)
11. Alexia vs Emili (Kids)
12. Bugs Aliados Force Crew vs DVS - Gana 1957 CREW
13. Suco Mauá Breakers vs Pavão - 7 Selos Crew
14. Ricardo - Nossa Crew vs Luizinho - The King Crew
ATENÇÃO
- Os participantes irão pagar entrada ($ 5 reais)
- Chegar até as 13h no local do evento
- Na chegada procurar pelos integrantes do AfroBreak (Zoio e Loko)
Àqueles que não confirmaram presença, pedimos desculpas, mas para melhor desenvolvimento, decidimos ceder a vaga a outro participante!
JURADOS 2010
Os jurados para julgar o Rival vs Rival 2010, foram escolhidos para melhor abranger todos os diferentes estilos e técnicas do Breaking. Pedimos o respeito de todos aos mesmos, pois cada um têm suas experiências e história dentro do Rival vs Rival.
- Denis - Crewest
- Naiara - Kizomba / BSB
- Amendoim - Daft Crazy
- Jack - Biohazard
- Felipe "Rosinha"
INGRESSOS / ENTRADA
O valor da entrada será de 5 reais e estará disponivel no local, uma hora antes do inicio, às 9h.
Neste ano a organização da Rede Cultural Beija-Flor, percebeu a necessidade de limitar a quantidade de pessoas, devido a infra-estrutura do espaço.
Assim, é possivel reservar o ingresso enviando Nome e RG para o e-mail: beijaflor-carfbrasil@uol.com.br , até o dia 12 de Julho.
Só será disponibilizado um ingresso por pessoa, isto é, será necessario o Nome e RG de cada pessoa que comparecerá ao local. A reserva do ingresso, será garantida até as 13h, após este horário, será disponibilizado ao publico no local.
Dúvidas e mais Informações:
Espaço Cultural Beija-Flor
11. 4049-4440 / 4047-2231
Aline
11. 7430.8185
E-mail:
afrobreak@hotmail.com / alineafrobreak@hotmail.com
www.afrobreak.blogspot.com
Preview
28/05/2010
19/05/2010
Pra todos os gostos!
Pra quem procura um final de semana agitado, estão aí algumas sugestões de festas que prometem agitar as noites e as tardes!
Logo na Sexta-Feira, as 19h, na Ação Educativa, rola o Funky Train, um evento que resgata o Original Funky Soul, reunindo a velha guarda do Soul de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
No Sábado à tarde, rola mais uma vez o Plataforma Som, uma festa organizada pra reunir a galera, trocar ideia e curtir uma boa música.
À noite, temos Zaire, um evento que tocará só os melhores R&B, Soul, Rap e Samba Rock!
Escolha a sua festa, reúna a galera, e vai se divertir!
Se aguentar, vá em todos, agradecemos a presença!
HEHEHE
PAZ!
18/04/2010
Confraternização AfroBReak
A Rede Cultural Beija-Flor, através da inciativa do grupo de Dança AfroBreak, realiza a terceira edição do encontro que reúne interessados em Breaking (e outros) e Educação. Neste eventos, seus participantes tem a oportunidade de conhecer como a diversidade cultural e as expressões artisticas podem intervir como transformador social. Bate-papo, entrevistas e muita dança, permeiam esta festa social.
Entrada: trazer algum alimento que será compartilhado na mesa de confraternização.
OBS: Proibido a entrada de bebida alcoólica, cigarros e outras drogas, refrigerantes e comidas com excessos gordurosos.
DJs:
DanDan e Murphy
Debates:
Brasilidade - Com DJ DanDan
Movimentos Urbanos - Com AfroBreak
Hip-Hop Ativista - MC Tielly e Vitri
Capoeira Beija-Flor (Angola e Regional)
Batalhas Shows
Mesa de Confraternização
Informações:
ECBF - Espaço Cultural Beija-Flor
Estrada Pedreira Alvarenga, 2343-9 - Eldorado, Diadema - SP
Tel: 4049-440/4047-2231
E-mail: afrobreak@hotmail.com
www.afrobreak.blogspot.com
09/03/2010
Reflecting on the real and true values
Pensando em entender as coisas do cotidiano, como ter um Déjà vu, lembrar de alguém horas antes dela ligar pra você, ser pego por uma incontrolavel vontade de comer um doce, enfim, pergunto se desvendar o porquê, seria tão agradável quanto não entender ?
O prazer da vida está nesses momentos incompreensiveis e inexplicáveis que nos são proporcionados todos os dias, e que pela "falta de tempo", não se dá a devida atenção.
Estamos sempre muito ocupados com nossas tais responsabilidades, com os nossos tais deveres, que é deixado para traz o valor das coisas mais pequenas, que pra alguns são chamados de idiotice, outros frescura e para outros simplicidade.
Como ver um filme ao lado da pessoa amada, com uma vasilha de pipoca, usar o mesmo travesseiro,dividir um prato de comida, até mesmo ver a afectuosidade de uma criança com a outra, para muitos "melosidade", para outros romantismo. E que seja romantismo então, mas são essas atitudes simples e pequenas que ficam retidas na memória por um bom tempo, ou até mesmo para sempre.
Pode parecer meio loucura, ou somente algum tipo de argumento, mas para outros, são mais que argumentos, são sentimentos... sensações. É a percepção da vida, é se conscientizar que somos seres reais, agressivos e passivos; intelectuais e emocionais; alegres e tristes; radicais e reacionários, portanto, humanos.
Somos únicos, mas não os únicos do nosso meio, somos diferentes, trazendo com isso a unicidade humana, fazendo com que cada indivíduo aprenda através do acoplamento estrutural.
De fato, precisa-se amadurecer, perceber a própria importância e o seu papel diante da vida, refletir sobre o que se realmente acredita, e se o que você faz é realmente bom para si e para o mundo. De nada ajuda tentarmos agir de maneira correta em algum momento da vida, se em outras somos totalmente erróneos. É a teoria autopoiética. Reclamam de que não se tem nada, mas quando algo acontece, reclamam de que se perdeu tudo.
O que realmente você tem ? Bens materias, pessoais ? O que você realmente necessita para sobreviver ? Tem pessoas que gostariam de ter um terço do que você acha que não tem.
Concerteza existe uma força dentro de cada um, saiba usa-lá, acredite e confie, tenha fé. Pense por si só, seja agente da mudança. Por fim, frase de Dalai Lama e Mahatma Gandhi:
"Visto que nossa vida começa e termina com a necessidade de afeto e cuidados, não seria sensato praticarmos a compaixão e o amor ao próximo enquanto podemos?" (D.L.)
"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?" (M.G.)
Aline Constantino
• Links para pesquisa:
- http://www.eps.ufsc.br/teses99/casas/cap2.html
- http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070830101049AAeJA16
15/02/2010
Plataforma Som
Uma festa voltada para reunir os amigos e parceiros, tanto da cidade de Diadema como da grande São Paulo. Reunindo pessoas afim de fazer de um simples local um ponto de encontro. Sendo assim um ambiente saudável, proporcionando conhecer pessoas novas e incentivando a trocas de idéias. Fortalecendo assim a família e a Cultura Hip-Hop.
Os Dj's Residentes são: DanDan, Murphy-Jay, Boby e Tupan, tocando Rap, Rap Underground, Soul, Original Funk, R&B, Reggae, Ragga, MPB entre outros. Contando com convidados de diferentes localidades.
Contando também com a "Jam Session", comandado por MC Tiagão , onde ocorrem os freestyles e as batalhas de MC.
Dançarinos (B.boys, B.girls, Lockers, Poppers e outros), grafiteiros... Todos são bem vindos à festa, para incrementar e contagiar a galera.
Compareça, traga a família, os amigos. A entrada é gratuita e a diversão é garantida.
DJs Convidados: Davi, Ace di & Dj Nego (Projeto só vinil)
Show: Tuchê
Data: Sábado, 20 de fevereiro de 2010.
Local: Rua 24 de Maio, n° 38, Jd Canhema - Casa do Hip Hop - Diadema.
Horário: 15h as 22h
Entrada: Free
www.plataformasom.blogspot.com23/01/2010
Tem dias...
Tem dias que eu quero ficar sózinha no meu quarto, escutando uma boa musica, escrevendo no meu caderno coisas pra desabafar, pensando na vida, relembrando os momentos só pra desestressar.
Tem dias que eu quero chorar, lembrando dos amigos que se foram (pra sempre), da culpa que senti, das oportunidades perdidas, das paixões e dos amores passados, do verdadeiro amor perdido, das palavras faladas e não faladas, das palavras mencionadas de forma errada, das brigas, dos desentendimentos, das discussões, tanto aquelas que foram sem importância ou aquelas que tiveram motivo pra acontecer. Daí começo a pensar se realmente devo chorar, se de alguma maneira isso não foi bom, mas até ai já bateu a "fóssa", e pra melhorar só ligando o Media Player.
Tem dias que eu espero por um dia ensolarado com céu azul, por uma tarde tranquila e até bem humorada, e com o passar das horas o tempo fecha, cai a chuva e mesmo assim podia ser tranquilo, mas pro meu azar, recebo um telefonema constregodor, ou uma noticia ruim, ou qualquer coisa que tire minha paz. Só me resta assim, respirar fundo, ligar o som e não permitir me chatear, pedir pra Deus que me dê forças suficiente pra superar as dificuldades e as coisas que não entendo (e as vezes acho melhor não entender).
Tem dias que você tem muitas pessoas com você, pra te ajudar, apoiar, conversar e até mesmo criticar, e tem dias que você não tem ninguém, a não ser a compania da musica.
Tem dias que eu tenho vontade de fazer tudo, arrumar a casa, lavar a roupa, fazer comida, treinar com uma musica da hora, atualizar mídias, redes de contato e etc. Mas tem os dias que não quero fazer absolutamente nada, quero mais é sentar no sofá e ver tv,mexer no pc, escutando aquela musica favorita e evitando a fadiga, rs.
A cada dia a gente tem uma vontade diferente, vontade de fazer o que a gente já fez milhares de vezes, vontade de fazer o que nunca se fez. Todo dia é uma surpresa, uma alegria ou uma tristeza, temos que saber enfrentá-las sempre, sonhar, lutar, conseguir, cair, não se abater, levantar e se reerguer.
Mas tem dias que não importa o que aconteça, não importe o que você faça, você quer apenas escutar um bom som, se deixar levar pela vibe que a musica traz, pela essência, pelo real motivo da vida... VIVER. Tem dias que só isso basta!
Aline Constantino
Mahatma Gandhi
11/01/2010
Beija-Flor 2009
Foram feitas varias seleções e entrevistas, para que fossem escolhidos 26 jovens, que seriam destribuidos em 5 sub-grupos: Nutrição, Meio Ambiente, SAF Saúde, Geração de renda e Comunicação Social, no qual fiz parte.
O sub-grupo de Comunicação Social, o "Olhar Social", trabalhava com resgate de memórias, e o nosso objetivo era organizar uma exposição Multímidia, com fotos e depoimentos, e escrever um livro com a história de uma comunidade chamada Sítio Joaninha, localizada na divisa de Diadema com São Bernado do Campo. Uma comunidade que durante 30 anos teve ativo um lixão, que recebia lixos de Diadema, São Bernado do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e grande São Paulo, prejudicando todo o Sítio Joaninha. Sem contar a falta de saneamento básico, energia elétrica, tendo assim que contar com caminhões-pipa e ligações clandestinas, o famoso "gato". Sem ter ao menos suas ruas asfaltadas, tendo assim que caminhar de 20 a 30 minutos para chegar ao ponto de onibus, escolas e supermercados.
Mas o Sítio Joaninha conta também com moradores excepcionais, que mesmo com todas as dificuldades não perdem a alegria de viver, e acreditam na mudança do lugar onde vivem, e acreditam que ali é de fato o melhor lugar pra viver, criar os filhos e seus animais.
Mas além de fazer algo pela comunidade, o projeto "ASAS" me proporcionava grandes aprendizados como, Cursos de Informática, Inglês Básico, Palestras de Meio Ambiente, Cursos de Empreendedorismo e Administração pessoal com o IDORT, Palestras de DST/AIDs e Prevenções pelo CRT DIADEMA, Politica e Cidadania, Circulo de Leitura e Interpretação de textos, Expressão Corporal e Orátoria, Capacitação de Jovens em Agente Sociais pelo Palas Athena.
Sem contar as atividades que faziamos para desenvolver tudo o que vinhamos aprendendo, no meu caso, como integrante do grupo de Comunicação Social, fazia a cobertura dos eventos realizados no Beija-Flor, Batizados de Capoeira, Semana Animada, Confraternização AfroBreak, Rival vs Rival, Mostra Art'encena, Moinho Musical, Balaio Cultural, Visita Leadear Quest, entre outros, juntamente com os outros membros e as lideranças (Ana Claudia, Angela, Elvis, Isabelli, Pamela e Roger).
Fui encaminhada também para um Curso de Montagem de Exposição no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, centro de São Paulo, onde não tinha nenhum vínculo direto com o projeto, mas ele ajudaria nos nossos objetivos, e no meu crescimento pessoal. Foram 5 meses de estudo, aprendizado, trabalho e estágio, onde conheci pessoas maravilhosas, tanto da coordenação ao aluno, dos voluntários aos patrões.
Eram 20 horas semanais, sem contar os extras e aqueles que ainda estudavam. Era tão prazeroso quanto cansativo. Mas não ficava só por aí, ainda recebiamos uma bolsa, uma ajudinha, pois afinal não trabalhavamos, as cobranças aumentavam e as necessidades de se sustentar também.
Tal dinheiro que pode me ajudar nos meus prazeres e deveres, como filha, como mulher e como B.girl.
Háá, mas nem tudo foi tão belo como parece, tivemos desentendimentos, grandes desavenças, discussões, afinal, eram 26 jovens com personalidades diferentes e fortes, com diversas opiniões e pensamentos. Por falar em 26, esses mesmos não foram até o fim, tivemos que suportar a perda e a desistência de alguns, fácil para uns, dificil para outros.
Mas tudo isso nos serviu pra que pudessemos crescer, amadurecer e aprender a lidar e conviver com as diferenças.
Mas tudo o que é bom dura pouco, neste caso durou um ano. Um ano que aprendi, que chorei, sorri e fui feliz, conheci belissimos lugares, fiz inumeras coisas, criei grandes amigos, pessoas que não sei se verei novamente, pessoas que estarão em minha vida eternamente.
Contudo, foi um ano de muita luta, um ano perfeito e marcante, que hà de ser lembrado pelo resto da vida. Tudo o que aprendi neste ano com cursos, com as pessoas, vou usar no cotidiano, na minha vida social e pessoal. Sem sombra de dúvida foi a experiência mais excepcional da minha vida, e agradeço de coração a todos do Espaço Cultural Beija-Flor, e principalmente, ao Gregory J. Smith, Presidente e Fundador da RCBF, por que sem ele, nada disso existiria.
Obrigado... Desejo à todos, um Feliz 2010.
Saudades!
Aline Constantino
Eternamente
Foi a pior noticia que se poderia receber, mesmo sem acreditar no que ouvia, me desesperei, mal sabendo o que fazer.
Ao ver os amigos, a família, foi a pior confirmação. Ele tinha mesmo ido embora. E naquela hora o que mais me chocava não era ele ter ido embora, mas sim como tinha acontecido tudo pra tal fato, não acreditava que ele ... não! Não podia ser verdade... ELE NÃO!
Era então o maior dos enigmas, a maior das dúvidas, e sem dúvida a pior das sensações. Sensações acompanhadas de culpa, de revolta, de lágrimas e dor, e mesmo que recente, da saudade.
A dor batia no peito, e tudo era tão inacreditável, que o coração diminuía e queimava. O desespero tomava conta, toda a nossa vida passando em flash's, e aquele momento se fazia tatooagem, onde mais dói e não cicatriza.
Me preparei pra olhar teu rosto sem aquele teu sorriso, sem aquele teu olhar que sempre me encantou.
Pra alguém emotiva, chorar era a primeira coisa a acontecer, mas de fato não foi, eram tantas as perguntas em minha cabeça, que chorar não era mesmo a primeira coisa a acontecer.
Ficar por horas ali ao lado, era uma forma de amenizar minha dor, de tirar pelo menos naquele momento a insatisfação, que eu sabia que voltaria.
Foram horas, rezas, orações, choros, lembranças e lamentações, até o pior momento chegar. Foi o ínicio da distância total, distante de nosso olhar, de nosso toque, perto somente do coração e da nossa mente.
Já era tarde, e tinha ficado impossivel voltar atráz, era uma dor que não tinha como controlar. Passei dias tentando entender, arrumando desculpas pra justificar, mas nunca iria se esclarecer, e estava mais do que na hora de me conformar.
Lembranças e lágrimas me acompanharam por meses, e não importava onde, a saudade sempre transparecia, a vontade era de que nada fosse verdade.
Um ano depois, todo o vazio que senti naquele dia se fez presente, talvez estivesse tão conformada ao ponto de não conseguir chorar, e nem lamentar tanto, e de simplesmente lembrar como foi bom tê-lo em minha vida.
Ele sem dúvidas era o melhor em tudo o que fazia, em tudo o que se propunha a fazer. A jogar, a ensinar, a trabalhar, estudar, tocar. Era o melhor em ser amigo, em ser conselheiro ou ouvinte. Ele alegrava o ambiente por onde passava, com piadas sem graça, histórias ilárias de bebados, loucos,homosexuais, com apostas inutilmente engraçadas.
Ele era tão especial, que até as coisas mais especiais perdiam teu valor. Tudo era meramente perdoável, a bola perdida, o aniversário esquecido, o não aparecer em casa quando prometia...
E mesmo com todas essas coisas sem importância que aconteceram, eu agradeço. Agradeço por ter deixado um bom som, por ter deixado boas lembranças, pelos presentes, pelas horas incessantes de risos, obrigado por ter sido tudo o que vc foi e ainda é pra mim. Por que nada, nem ninguem vai tirar vc de mim. Você será sempre o Leandro Matsumoto Talcidio, o meu querido JAPA.
Aline