11/01/2010

Beija-Flor 2009

A RCBF (Rede Cultural Beija-Flor) em 2009, me deu a oportunidade de fazer parte de um de seus projetos, o "ASAS do BEIJA-FLOR", um projeto que capacitava jovens para futuras lideranças.
Foram feitas varias seleções e entrevistas, para que fossem escolhidos 26 jovens, que seriam destribuidos em 5 sub-grupos: Nutrição, Meio Ambiente, SAF Saúde, Geração de renda e Comunicação Social, no qual fiz parte.
O sub-grupo de Comunicação Social, o "Olhar Social", trabalhava com resgate de memórias, e o nosso objetivo era organizar uma exposição Multímidia, com fotos e depoimentos, e escrever um livro com a história de uma comunidade chamada Sítio Joaninha, localizada na divisa de Diadema com São Bernado do Campo. Uma comunidade que durante 30 anos teve ativo um lixão, que recebia lixos de Diadema, São Bernado do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e grande São Paulo, prejudicando todo o Sítio Joaninha. Sem contar a falta de saneamento básico, energia elétrica, tendo assim que contar com caminhões-pipa e ligações clandestinas, o famoso "gato". Sem ter ao menos suas ruas asfaltadas, tendo assim que caminhar de 20 a 30 minutos para chegar ao ponto de onibus, escolas e supermercados.
Mas o Sítio Joaninha conta também com moradores excepcionais, que mesmo com todas as dificuldades não perdem a alegria de viver, e acreditam na mudança do lugar onde vivem, e acreditam que ali é de fato o melhor lugar pra viver, criar os filhos e seus animais.



Mas além de fazer algo pela comunidade, o projeto "ASAS" me proporcionava grandes aprendizados como, Cursos de Informática, Inglês Básico, Palestras de Meio Ambiente, Cursos de Empreendedorismo e Administração pessoal com o IDORT, Palestras de DST/AIDs e Prevenções pelo CRT DIADEMA, Politica e Cidadania, Circulo de Leitura e Interpretação de textos, Expressão Corporal e Orátoria, Capacitação de Jovens em Agente Sociais pelo Palas Athena.
Sem contar as atividades que faziamos para desenvolver tudo o que vinhamos aprendendo, no meu caso, como integrante do grupo de Comunicação Social, fazia a cobertura dos eventos realizados no Beija-Flor, Batizados de Capoeira, Semana Animada, Confraternização AfroBreak, Rival vs Rival, Mostra Art'encena, Moinho Musical, Balaio Cultural, Visita Leadear Quest, entre outros, juntamente com os outros membros e as lideranças (Ana Claudia, Angela, Elvis, Isabelli, Pamela e Roger).
Fui encaminhada também para um Curso de Montagem de Exposição no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, centro de São Paulo, onde não tinha nenhum vínculo direto com o projeto, mas ele ajudaria nos nossos objetivos, e no meu crescimento pessoal. Foram 5 meses de estudo, aprendizado, trabalho e estágio, onde conheci pessoas maravilhosas, tanto da coordenação ao aluno, dos voluntários aos patrões.
Eram 20 horas semanais, sem contar os extras e aqueles que ainda estudavam. Era tão prazeroso quanto cansativo. Mas não ficava só por aí, ainda recebiamos uma bolsa, uma ajudinha, pois afinal não trabalhavamos, as cobranças aumentavam e as necessidades de se sustentar também.
Tal dinheiro que pode me ajudar nos meus prazeres e deveres, como filha, como mulher e como B.girl.
Háá, mas nem tudo foi tão belo como parece, tivemos desentendimentos, grandes desavenças, discussões, afinal, eram 26 jovens com personalidades diferentes e fortes, com diversas opiniões e pensamentos. Por falar em 26, esses mesmos não foram até o fim, tivemos que suportar a perda e a desistência de alguns, fácil para uns, dificil para outros.
Mas tudo isso nos serviu pra que pudessemos crescer, amadurecer e aprender a lidar e conviver com as diferenças.
Mas tudo o que é bom dura pouco, neste caso durou um ano. Um ano que aprendi, que chorei, sorri e fui feliz, conheci belissimos lugares, fiz inumeras coisas, criei grandes amigos, pessoas que não sei se verei novamente, pessoas que estarão em minha vida eternamente.



Contudo, foi um ano de muita luta, um ano perfeito e marcante, que hà de ser lembrado pelo resto da vida. Tudo o que aprendi neste ano com cursos, com as pessoas, vou usar no cotidiano, na minha vida social e pessoal. Sem sombra de dúvida foi a experiência mais excepcional da minha vida, e agradeço de coração a todos do Espaço Cultural Beija-Flor, e principalmente, ao Gregory J. Smith, Presidente e Fundador da RCBF, por que sem ele, nada disso existiria.

Obrigado... Desejo à todos, um Feliz 2010.
Saudades!


Aline Constantino



Nenhum comentário: