26/05/2011

Batalha de rimas no metrô Santa Cruz

"... tem que ter swing, tem que ter swing, no Santa Cruz o metrô é o ring..."


Todos os sábados, às 20H o público do movimento Hip-Hop se reúne no terminal Estação Santa Cruz de São Paulo, em frente ao colégio Arquidiocesano, para a “Batalha do Santa Cruz”, que interage informação, diversão com adrenalina e rimas onde o raciocínio rápido é fundamental.

As rimas são feitas no estilo Freestyle, sendo a batalha muito parecida com o repente nordestino, um MC (Mestre de Cerimônia) tem 30 segundos para mandar seu recado, em seguida o MC rival responde e o público avalia quem deve ser o ganhador. São de 2 a 3 rounds, e chave a chave conhece-se o grande vencedor.

A ação começou pela falta de espaços de referência deste segmento, na região de São Paulo. O primeiro encontro aconteceu em 2006 em frente ao Shopping Santa Cruz. Já na sua segunda edição, cerca de 200 pessoas estavam reunidas. No entanto, a intenção de reavivar a essência do Hip-Hop – que crescera nas ruas – criou mau entendimento na região. Assim cada sábado a atividade buscava um ponto para se reunir: em frente ao shopping, até que os seguranças viessem para expulsar todo mundo; em frente à garagem de ônibus, mas os motoristas reclamavam que atrapalhava a circulação; e as calçadas do mêtro, que atualmente tornou-se o ponto oficial do encontro, com autorização dos responsáveis.

A ação proporciona à população a oportunidade de vivenciar arte e cultura, entre a rotina tão feroz do grande centro. Muitas pessoas param para ver a atividade, resultando em um belo sorriso.

Buscando a inspiração nos elementos do cotidiano desde o céu estrelado ao morador de rua que se diverte com a atividade, muitos MCs passaram por lá, entre eles: Rashid, Projota, Emicida, Thiagão, Gapa, Marcello Gugu e outros, que contribuíram nas batalhas, na divulgação, semeando o nome e o ideal da Batalha do Santa Cruz: Quem é da rua batalha na rua.

A Batalha do Santa Cruz vai além do lazer, é um estilo de vida. “Cada Batalha torna-se um momento único, só quem está presente sente a energia do lugar... Não seria quem sou hoje, como pessoa e como MC se não tivesse passado pela experiência da Batalha do Santa Cruz” fala Marcello Gugu, MC que durante muitos anos participou das batalhas e atualmente, junto ao grupo Africa Kids, organiza a atividade.

A Batalha ocorre aos sábados, com um espaço aberto para rimas e participação de todos, curtindo com as mãos para cima em sinal de agradecimento pelo instante.

"Sou ringue, sou swing, sou arena, coliseu. Prazer meu nome é Santa Cruz: Sou eu

Descrição de Marcello Gugu sobre a Batalha do Santa Cruz

Marcello GuGu


“Pode parecer até clichê, mas o Hip-Hop
é tudo na minha vida”

“Nossa quando ganhei a Batalha do Santa Cruz pela primeira vez, foi um momento inesquecível, cheguei em casa flutuando”, descreve Marcello Gugu 25 anos, MC que frequenta a Batalha do Santa Cruz desde seu surgimento. Durante muitos anos soltava suas rimas e atualmente ajuda na organização da Batalha. Marcello lembra de vários momentos: “Lembro do ‘enquadro’ da policia... Muitos jovens reunidos acharam que só podia ser briga ou droga. Também teve os dias em que a Globo e a MTV estiveram aqui, várias histórias” diz o jovem com um largo sorriso no rosto.


Música feita pelo rapper Emicida, em homenagem a Batalha do Santa Cruz.


Emicida foi vencedor da 1° edição da Batalha do Santa Cruz, dentre diveras outras. Atualmente ganha espaço na mídia, participando de festivais internacionais.

As Batalhas, as rimas...


Por: Isabelli Gonçalves
Link
http://www.isabelligoncalves.blogspot.com/


Nenhum comentário: